006 . Peperômia na janela da sala
Esta é a minha peperômia:
"https://pt.wikipedia.org/wiki/Peper%C3%B4mia
Peperomia nitida
...
Horticultura
Peperômias são cultivadas por sua folhagem ornamental e, por vezes, por suas flores atraentes (Peperomia fraseri). Com exceção das espécies suculentas, elas geralmente são fáceis de cultivar em uma estufa. Espécies diferentes (por exemplo, Peperomia caperata) e cultivares são encontradas no comércio.
..."
Sua beleza sempre atraiu minha atenção. Fazia confusão com "Tostão" ou Dinheiro-em-penca" até quando a adquiri.
Fiquei pasma quando apesar de intercorrências no dia 17 de agosto de 2020 que me fizeram pensar que este lindo ambiente poderia ser energicamente modificado, ele se manteve inalterado e ainda me influenciou positivamente nesta ocasião e até numa futura em 08 de setembro de 2020.
Não tenho conhecimento suficiente para dizer se foi influência física dela ou se foi porque sua beleza, simplicidade e majestade atuam numa harmoniosa visão que me proporcionou tranquilidade suficiente para transpor estes transtornos temporais.
Coincidiu que eu pendurasse logo abaixo da linha de fixação de paflon cuja luz clareia uma área interna do prédio onde moro atualmente. Meu irmão mais velho também mora neste prédio. Mudei para cá em 2018 e desde o primeiro instante notei uma certa discriminação contra mim como se eu fosse de uma espécie diferente, apesar da presença de meu irmão. Sem saber o por quê, sou uma pessoa com quem não se pode falar, nem mesmo dizer seus nomes ou ser apresentado a mim. Daí a minha necessidade de procurar uma planta que poderia melhorar o visual do meu mundo interno no apartamento. Logo que vi a peperômia na loja senti uma melhora na minha atenção e percepção do mundo.
Meu marido a comprou e logo a penduramos na grade.
Grande foi minha surpresa quando ela se manteve firme o sufienciente para também me manter firme apesar de atitudes, não raras, a qualquer coisa que posso falar ou fazer mesmo que seja na intimidade do lar e até na presença de meu marido.
Houve um tempo de paz. O silêncio aqui é muito silencioso. Não tem sons de grilos, latidos de cães ou miados. Silêncio total. Pensa-se até se ter uma paz profunda que logo pode acabar com festas e reuniões que se prolongam por toda a madrugada independente de necessidades de se levantar cedo. Não há preocupações quanto a isso e muito menos quanto a pandemia que nos assusta e me torna mais presa neste apartamento quase no subsolo. Por vezes saio com máscara e óculos. Agora, comprei um protetor facial.
Hoje, comentei com meu marido que tinha escutado falar aqui na escada, este prédio só tem escada, que uma pessoa queria saber o nome de outra pessoa para que se "ela" fosse lá, mostraria ou falaria, não entendi muito bem, para todo mundo. "Dela", "Ela" são apelidos para definir pessoas em vez de falarem o nome, deve ser para ficar genérico e se alguém falar alguma coisa têm-se sempre a desculpa de dizer que não era pessoa falada. Achei característica esta fala pois determina bem o modo de ser destas que julgam discriminadamente as pessoas que consideram como ser a parte. Como meu marido é advogado, perguntei-lhe se poderia entrar como um caso jurídico tal fala que indica um comportamento que incute em outros a iniciativa de condutas a tolherem ou "marcarem" pessoas. A pessoa incute idéias só de sua própria mente e não a realidade da pessoa de quem falou. Como não a conhece e muito menos conversa e nem ao menos a cumprimenta como pode dizer a outrens coisas sobre esta determimada pessoa? Não consigo entender este procedimento tanto por parte da mulher que falou quanto da que iria "espalhar" este algo. Qual será o intuito primordial deste comportamento?
Grande foi a minha surpresa quando esta fala com meu marido foi suficiente para acender chama de vingança e desencorajamento para que a luz da área interna fosse acesa, o que me incomoda muito, quase uma agressão física pois estou com catarata e induz uma ofuscação na visão que chega a ser dolorida, ainda mais que a pandemia me impede de realizar a cirurgia ocular. Esta luz fica bem na linha dos meus olhos.
Interessante que isso é por mim considerado como uma um não comentar, nem mesmo um cochichar, nem dentro meu apartamento, nem com meu marido. Sinto estar sendo coagida a não expressar minha opinião em qualquer hipótese.
Mas o que isso importa?
A peperônia lá está, firme e também me mantém firme, Linda! Sentei em frente à janela para a sentir. Conceição Júdice Paiva
Embora variem consideravelmente na aparência, estas espécies têm, geralmente, caules espessos e forte folhas carnudas,...
... Essas plantas perenes tropicais são cultivadas por sua folhagem ornamental. Elas são principalmente nativas da América tropical. ... Alguns têm hastes rastejantes e alguns têm hastes carnudas e fortes. As folhas são lisas e carnudas e podem ser ovais com a folha no ou perto do centro da lâmina foliar, ou podem ser em forma de coração ou em forma de lança; ... Eles podem ser verdes ou listrados, marmoreados ou bordeados com verde-claro, vermelho ou cinza, e os pecíolos de alguns tipos são vermelhos. As pequenas flores são imperceptíveis e crescem na forma de pontas de cordas
Pendurei-a na grade da janela da sala, coloquei cortina panô branca. Ficou muito lindo e aconchegante. Muito diferente da janela sem peperômia.
como da outra vez.
Meu marido apagou a luz da área interna do prédio para mim.
09092020
Comentários
Postar um comentário